Os "sketchbooks" ou, cadernos para croquis
![]() |
| Modelos de cadernos tamanho A5 |
![]() |
| Um modelo da Tilibra |
No mercado, existem vários modelos de cadernos para croquis, os "famosos" sketchbooks. Os modelos variam de formatos, capas, papéis, preços (principalmente) e apetrechos que completam o conjunto. Apresento aqui, quatro modelos que tenho para exemplificar esta variedade de tipos.
Os três modelos da primeira foto possuem tamanho (aproximado) A5, ou seja, metade de uma folha A4. Na ordem:
- O vermelho é o famoso (e caro!) modelo clássico da italiana Moleskine. Comprei-o, basicamente, para o "ver para crer", pois estes modelos de cadernos importados estão/são muito caros. O modelo que tenho é um de folhas de papel em quadrícula. Ótimo para desenhos à lápis ou caneta de tinta não muito aquosa. São mais de 100 folhas, de tamanho prático para carregar em qualquer bolsa ou até na mão, mas o preço deste modelos ou de outros da marca no Brasil, em comparação com similares chega dar dó de usar :).
Detalhe legal, também presente em alguns similares, é o bolso de papel no verso da contracapa que te permite levar ou guardar alguns papéis, cartões, fotos, etc., nada pesado ou volumoso demais, além, é lógico, do tradicional elástico que varia de cor nos modelos, para se manter o caderno fechado e um marca página de tecido vermelho. A capa dura com uma imitação de couro colorido, dá um toque mais "retrô" a esses modelos de caderno.
A marca virou há muito, grife de design com vários produtos; então, paga-se por isso... Você os encontra em grandes lojas/livrarias na internet ou físicas, como Saraiva, Americanas, Submarino, etc., ou, no site da marca com sua própria loja: http://www.lojadomoleskine.com/ (tudo vendido em euros...);
- O caderno verde é um similar da Moleskine da brasileira Cicero, custando em média, metade do preço de um Moleskine. Sã0 160 páginas, de papel pólen com 80g/m² de gramatura (segundo especificação que consta no caderno). Igual ao Moleskine acima, ideal para desenhos à lápis e caneta com tinta não muito aquosa.
Esses modelos de tamanho pequeno (existem menores de bolso) são ideais para desenhos expressos ou anotações rápidas, muito utilizados para croquis urbanos, insigths, e anotações que precisam ser feitas com rapidez para não se perder no tempo...
Muito similares aos Moleskines: capa, papel, elástico, marca página, bolso de papel...e mais baratos! Também são encontrados nas grandes lojas/livrarias citadas acima...Seu site: http://www.ciceropapelaria.com.br/;
- Desses modelos A5, por último apresento o da Canson, modelo Artbook One. Este se parece mais com um caderno ou até, com um livro por conta da capa (bem) dura e da lombada. Além disso, o papel de suas folhas mantém o padrão de qualidade da Canson, marca tradicional de papéis para desenho, pintura, técnicos, etc.
O caderno (mais pesado que os anteriores) possui 100 folhas com gramatura 100g/m², ideais para desenhos à lápis, canetas, tintas, etc. E, o melhor, com um preço bem mais em conta! Papel superior, capa mais resistente e preço...O modelo A3 possui a mesma qualidade e mantém um bom preço, levando-se em conta o modelos que apresentei acima (bem mais barato que eles).
Por fim, o belo bloco da brasileira Tilibra modelo Sketchbbok Académie. Este modelo foi um achado que fiz, anos atrás, e é um ótimo caderno para croquis e desenhos diversos. De grande tamanho - 275 x 350 mm - (existe um modelo menor, próximo ao A4), possui capa plástica e proteção de tecido para o aramado da encadernação, bolso de capa para lápis/caneta, e internamente, um bolso plástico para guardar as folhas que são destacáveis (por micro-serrilhamento).
Testei várias técnicas de pintura e seus papéis Off-set, com gramatura 180 g/m², aceitam bem até aquarela, mas, trabalhando-a de forma não muito diluída em água, pois o papel assume um aspecto enrugado. Mas desenhos à lápis (grafite e/ou a cor) são ideias neste papel. Em média, possui um bom preço pelo material que ele apresenta e pelas possibilidades que ele oferece. Você poderá encontrar em lojas/livrarias on-line e em lojas físicas, dedicadas aos materiais de desenho e pintura.




Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.